[ editar artigo]

Carro elétrico, híbrido e sustentável: tendência ou necessidade?

Carro elétrico, híbrido e sustentável: tendência ou necessidade?

Mais ecológicos. Mais amigos do meio ambiente e do nosso futuro. Os sistemas instalados nos veículos elétricos e híbridos reduzem as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEE), especialmente o dióxido de carbono (CO2). Esses gases fazem aumentar a temperatura média no planeta - hoje 1°C mais quente que no início da era industrial - o que provoca mudanças no clima. Já existem modelos de motores com emissão zero de GEE sem perda significativa da eficiência e do rendimento do carro.

Reduzir o uso do automóvel convencional, com motores a combustão, se tornou um compromisso com a qualidade do clima e a redução do aquecimento global. Um carro médio, movido a combustíveis fósseis como gasolina e diesel, se rodar trinta quilômetros por dia, ao final de um ano, terá emitido gases poluentes que 17 árvores levariam 37 anos para absorvê-los. O planeta não consegue mais lidar com isso. Pesquisas recentes revelam que em São Paulo, 72% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes dos carros. No Brasil, três quartos das emissões totais são resultado do transporte individual.

Ampliar o acesso aos carros elétricos e híbridos é uma medida auxiliar na limpeza da cadeia energética. Para isso tem um grande movimento em curso. Parcerias, incentivos fiscais, pesquisas e muita consciência ambiental por parte do consumidor. Além dos benefícios para o planeta, os carros com motores movidos a eletricidade tem menor custo de abastecimento e a longo prazo, segundo alguns estudos, podem ser mais vantajosos também financeiramente.

Bom, este é só o começo de uma série de reportagens sobre o avanço da eletromobilidade. Tá tudo lá no blog. Acesse o link e saiba mais! ;)

http://gislenebastos.com.br/carro-eletrico-hibrido-e-sustentavel-tendencia-ou-necessidade/  

 

 

Colunistas - RIC Mais PR
Gislene Bastos
Gislene Bastos Seguir

Jornalista. Gosto de uma boa conversa!

Ler matéria completa
Indicados para você