[ editar artigo]

Vídeo propõe união entre setor produtivo e conservação ambiental

Vídeo propõe união entre setor produtivo e conservação ambiental

O quanto a união entre os setores produtivo e de conservação ambiental é possível no Brasil? Só no primeiro dia quase cinco mil visualizações. Estou falando do vídeo que o Observatório do Clima publicou nesta segunda (29). E só das visualizações no YouTube.  A organização em parceria com a Produtora Imaginária e o cineasta Fernando Meirelles, da O2 Filmes, elaborou a conversa para esclarecer essa confusão que vivemos atualmente - quando a conservação ambiental é colocada numa posição antagônica ao desenvolvimento econômico do país.

Não precisa e não tem que ser assim.

E o engenheiro florestal Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, pontua isso de forma clara respondendo  perguntas e dúvidas muito repetidas em conversas, entrevistas, redes sociais. As questões ganham vida com a voz da atriz Camila Pitanga. São 13 minutos de uma conversa leve, agradável. E recheada de números.

Como está escrito na descrição do vídeo, os dados sobre uso da terra e conservação no Brasil foram obtidos a partir do cruzamento de duas grandes bases públicas de informações: o projeto MapBiomas, que mapeou todas as alterações da cobertura vegetal no país nos últimos 35 anos, e o Atlas da Agropecuária Brasileira, criado pela Esalq-USP e pelo Imaflora, que mapeou a situação fundiária do país inteiro. Outros números são da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), da Embrapa e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Vale a pena assistir!

Afinal, nossa geração tem o imenso desafio de garantir produção de alimentos, ambiente saudável e crescimento econômico num tempo histórico em que o Planeta da sinais de exaustão, o clima reage e nossas famílias estão empobrecidas. São muitas necessidades. É hora de aliar forças entre produtores e defensores de áreas protegidas em torno de um crescimento sustentável já no curto prazo.

***Eu escrevo aqui e também no blog. Se você gosta de reportagens sobre sustentabilidade, inovação, viagens não deixe de dar uma passada lá. Espero você sempre com novidades! :)  http://gislenebastos.com.br/

 

Colunistas - RIC Mais PR
Gislene Bastos
Gislene Bastos Seguir

Jornalista. Gosto de uma boa conversa!

Ler matéria completa
Indicados para você